sábado, 21 de novembro de 2009

''Quando sobe á cabeça..''


Não há coisa mais perigosa para o cristão do que a vaidade.
Lembro ter gostado muito de um filme que assisti,aquele de nome Advogado do Diabo.A frase final ,depois de o protagonista descobrir toda sujeira e podridão que estava por trás da maravilhosa proposta profissional que ela havia recebido,e reverter a situação... o diabo,disfarçado de repórter vem e lhe faz uma nova proposta:uma entrevista exclusiva,que o deixaria muito famoso...ele aceita,com a aprovação da esposa.Ao virar as costas,o diabo depois de se transfigurar diz sorrindo ''Vaidade das vaidades...eis o meu pecado favorito!''
Ás vezes,brincamos com essa frase lá em casa.É uma brincadeira de alerta na verdade,tiramos sarro um do outro diante de uma situação de êxito que nos deixa eufórico,porque concordamos que não há nada mais patético em uma pessoa do que começar a se sentir mais do que realmente é.
Isso vale para homens,que pobres,tiveram todo o apoio da esposa,companheira de sua mocidade.Ela que trabalhou duro junto com ele para construir um patrimônio...de repente enriquecem e ele compra um carrão!Como o que não falta nesse mundo são mulheres desfrutáveis disponíveis,começa a ser paquerado,e as vezes até abertamente seduzido.Então a esposa,um pouco mais velha,com o corpo castigado pelos anos,pelos filhos que gerou...já não lhe é atraente,já não serve.Quantos homens,depois de estabelecidos na vida,na fase dos 40,vai embora de casa com uma moça bem mais jovem,abandonando aquela que comeu arroz e ovo junto com ele muitas vezes,por vaidade e paixão fugaz...vaidade das vaidades.A Bíblia diz lá em Malaquias,que as orações desse homem se quer serão respondidas,pois repudiou a companheira de sua mocidade.
Também é a vaidade que domina aquele pastorzinho simples,que começou tal qual somos nós hoje,pregando para meia dúzia de pessoas,e hoje sua Igreja cresceu,prosperou.Os dízimops falam mas alto,o estatus,e a visão começa a ser prejudicada.Também acontece muito com os levitas.
Estou me estranhando na verdade com este post,pois acho ele um tanto quanto duro...mas vai entender o que e com quem Deus quer falar com isso.Outro dia falamos da ''noiva'' que se ensorbebesse'',hoje do homem que enriquece,e do pastor cujo ministério obteve o sucesso desejado...mas há tantos exemplos,desde o irmãozinho que chegou todo humilde na Igreja da primeira vez e hoje faz cara de santarrão e sabe-tudo,julga a tudo e a todos e até Deus tem que se esforçar muito para agradá-lo...
Qualquer homem,mulher,jovem ou criança quando começa a se exibir,fica perceptivelmente patético.Qualquer cristão que perde a sinceridade do primeiro amor,ou o sonho de agradar a Deus em tudo o que diz ,pensa e faz,esta a perigo...vaidade das vaidades...
Qualquer Igreja que começa entre os próprios membros,sorrateira e sutilmente disputar cargos e ter necessidade de muito reconhecimento,vai acabar mal.Os aplausos pode ser uma grande armadilha.A mesma multidão que hoje te eleva,pode te jogar no chão sem dó nem piedade...a única glória que jamais passa é a Dele,a do Senhor.
Livra-nos Senhor,a começar por mim,.tua serva,tão pequena que sou,de achar que sou alguma coisa.Tudo é teu.Livra-me agora,e sempre,da vaidade que destrói.
e POR ISSO...
Tenho que por a boca no pó quantas vezes for necessário...
Por isso,tenho que me calar as vezes pra te ouvir falar...
Por isso,alguns momenos afastados,no deserto,longe da multidão,serão pra mim tão útil o quanto foi pra Jesus...
Por isso,devo conhecer os segredos do teu coração,e só fazer o que me manda...
Por toda a vaidade que me é ofertada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, por seu comentário lá no blog. Lá não tem lista de seguidores, porque o blog é do wordpress e não do blogspot. Mas, você pode acompanhar pelos feeds.
Se quiser me adiciona no msn - monalisacris@hotmail.com
Beijinhos
Ah, adorei você me chamar de Mo.

Alessandra disse...

VOU ADICIONAR MO!BEIJO,ABRAÇO,BOM FIM DE SEMANA!

mag disse...

Oiii....ééé´, vaidade de vaidade, hum, grande perigo pra nossa vida como cristão. O diabo tenta de tudo para nos derrubar, mas sabe que com a gente pecados descarados não dá certo, ele vem com coisas pequenas e imperceptiveis, como a vaidade. Nós chegamos na igreja menos que nada, humilhados, perdidos, nos levantamos, crescemos e conhecemos á Deus, aprendemos muito, mas a glória de tudo que conquistamos é DEle e de mais ninguem, que ele cresça e nós......já sabem. bjim com carinho, Deus te abençoe muito no seu ministério...ganhe almas pra Jesus, pois os dias são maus e Ele já está as portas...Vamos na fé, resistindo ao diabo!

Anônimo disse...

Amei esse post, é a mais pura verdade. Tem uma frase que nunca esqueço, "quer conhecer uma pessoa, dê poder para ela", por isso muitos pedem coisa grande para Deus e demoram a alcançar, porque se não estiverem preparados, vão deixar o orgulho subir à cabeça e pensar que são melhores do que os outros.
Muito forte, é um assunto que dá muito que falar.
Beijo.

Anônimo disse...

Ah, outra coisa, a foto que você usou se encaixou perfeitamente, parabéns!

SEM FRONTEIRAS

type