quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dicas para abrir uma pequena loja de roupas e acessórios :vendedor,o que é?



Você provavelmente já ouviu o ditado: “Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que choram e as que vendem lenços”.
Você conhece várias pessoas que pertencem ao primeiro grupo. Reclamam da situação, do governo, do time, da crise real ou imaginária, dos amigos. Todo mês, revoltam-se devido ao parco salário (ou pela falta dele), mas não fazem nada para mudar. Elas dizem que não podem fazer nada, que as coisas são mesmo assim. E seguem reclamando.
Você também conhece pessoas do segundo grupo. Às vezes, em uma conversa, o nome de algumas delas é citado com a expressão: “como esse deu sorte”.
“Sorte”, no caso, muitas vezes significa noites maldormidas em busca de um sonho, sacrifícios feitos para atingir um objetivo, investimentos realizados em seu aprimoramento pessoal, etc. Essa sorte exige trabalho, mas trabalho inteligente, que dê resultados.
Para vender lenços, sejam eles quais forem (aulas, artesanato, itens usados, pet sitter, mecânico e por aí vai), você tem de saber vender.
Então, para começo de conversa, abandone aquela ideia de que vendedor é aquele sujeito chato, que pensa em enganá-lo para pegar seu dinheiro. Esse tipo de gente não é vendedor, porque não consegue fazer a segunda venda. Faz no máximo uma, e olhe lá.
O vendedor de verdade é alguém que ganha a vida ajudando outras pessoas. Imagine uma senhora na sua frente. Ela tem um problema: precisa de uma roupa nova ou alguém para consertar algo em sua casa, para ajudar o filho em matemática, precisa aprender a tocar piano, surfar, redecorar sua casa, não importa. É um problema.
O vendedor é aquela pessoa que conhece a melhor solução para esse problema, sabe onde ela está e a leva à cliente, que deve ficar satisfeita. Agora, não há mais problemas nem motivos de preocupação. O trabalho de um vendedor, assim, é fazer pessoas felizes.

8 comentários:

Cristina Lima disse...

Olá, Alessandra, como vai?

"Vendedor" só é chato quando mal a gente põe os pés na loja e ele já quase voa para cima de você... Aquele que parece que está num ring, disputando com os colegas de trabalho uma venda para ganhar comissão...

O bom vendedor é aquele que espera a hora certa de abordar, aquele que vê o olhar, a pressa, o tom da voz e, principalemte, sabe ler o cliente.

Sabe a forma que ele se veste, o jeito de falar, com quem está e o que exatamente ele quer.

Não adianta querer empurrar o que o vendedor quer, mas o que o cliente quer e aí vai atrair um montão de venda...

Saber ler as pessoas, como os poetas fazem, mas com certa malícia de saber ganhar o retorno... Isso que os bons vendedores devem saber fazer...

Bjs
Chris

Anônimo disse...

Olá, seu blog é muito interessante!
Bom, Quero muito que me ajude. Estou querendo abrir uma Loja de Roupas e Acessórios .. Mais não sei por onde começar.
Se caso poder me ajudar, responda-me aqui: darleneoliveira47@hotmail.com
Ficarei agradecida .

Unknown disse...

Olá, você que está querendo comprar confecção, bolsas, sapatos e bijuterias. Conheça o serviço de uma corretora de moda, levo nas fábricas de roupas em Fortaleza-CE. Serviço gratuito, paga pelos fabricantes. Conheça meu site.


Att, Lúcia, Corretora de Moda.

Fones: Tim: (85) 9609-6453 / Vivo: (85) 8105-8325 / Claro: (85)9220-2246 / Oi: (85)

8610-0606

http://luciacorretorademoda.blogspot.com.br/

http://www.luciacorretorademoda.com.br/

Anônimo disse...

Bom dia, meus planos para 2014 e abrir uma loja de roupas e acessórios, gostaria que você me desse algumas dicas, e me dizer também sobre a parte burocrática, eu já trabalhei em lojas, mas em lojas grandes, pretendo abrir uma pequena de inicio rsrsrs, Desde já te agradeço
Talita Fideliz

Anônimo disse...

Esqueci de deixar meu email: tazinha24@hotmail.com.

Talita Fideliz

Anônimo disse...

Olá, seu blog é muito interessante!
Bom, Quero muito que me ajude. Estou querendo abrir uma pequena Loja de Roupas e Acessórios(Loja Country) .. Mais não sei por onde começar.
Se caso poder me ajudar, responda-me aqui: julindinha1993@hotmail.com
Estarei aguardando.

Unknown disse...

Ola estou montando uma loja de roupas e acessórios e gostaria de encontrar fornecedores

Unknown disse...

Estou montando uma loja de roupas e acessórios e gostaria de encontrar fornecedores meu email é raqueltrindade63@gmail.com

SEM FRONTEIRAS

type