terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas para uma pequena loja de roupas e acessórios :organizando e expondo

   Quando eu morava em Maringá-Pr,meu passeio preferido em dias de estresse no trabalho,era tirar o horário de almoço para ir ao shopping...tá,qual a novidade?
   A questão é que eu,assim como milhares de outras pessoas me sinto atraída por este lugar,por ser um ambiente fresco(graças ao ar condicionado),grande,claro,cheiroso e de lojas atraentíssimas.
    Ainda sonho em ter a Chocolate&Morango nos shoppings..mas enquanto isto não acontece,nada me impede de observar e trazer para meu pequeno comércio as bases de organização que percebo nas lojas que compõem o amado visual que temos lá.
     Já falei das cores claras,da iluminação,e tudo mais...mas além disso,precisamos ter uma exposição de roupas muito atraente.
     Tenho usado os métodos de separar as peças por cores...na arara onde guardo as blusinhas,ou nas que pendura jeans,saias ,shortz e vestidos...separar a peça por cor é visivelmente harmonioso,dá o ar de organização que precisamos e também facilita para o cliente que deseja uma cor específica.
Além da separação por cores,é imprencindível que os cabides estejam todos virados para o lado da parede,nada de deixar uns pra lá e outros  pra cá.
  Roupa dobrada,apenas calças jeans  ou blusinhas básicas...quanto mais exposta a mercadoria,maiores a chance de uma venda rápida.

  Bolsas e acessórios combinam muito bem com expositores de vidro,o ideal é que nada esteja amontoado,para que a cliente perceba a beleza individual da peça.

   A vitrine,é nossa vendedora principal,por isso as mais lindas peças devem ser exibidas nela,e trocadas no máximo uma vez por semana.
    Tenho loucura em fazer um curso de vitrinista..mas mesmo não tendo ainda feito um,procuro ser criativa na montagem da minha.
    O espaço é pequeno,mas suficiente para 3 manequins femininos de corpo inteiro,uma mesinha de vidro na frente onde exponho mais 2 manequins de busto,sempre uma bolsa ao meio,e nos espaços vazios bijus,perfumaria ,  maquiagens e cintos.
Um truque muito legal que uso na maioria das vezes,é montar a vitrine numa combinação de cores tipo:só rosa e bege,ou só preto e branco,ou só em tons lilás,etc...é bonito de se ver.
Outro dia achei divertida a idéia de uma vitrine que vi no shopping:latas de tinta vazias penduradas num fio de nailon no teto..de dentro delas,ao invés de sair tinta,caiam camisas pólos masculinas de cores diferentes..
  Mas atenção:este conceito em lojas comuns pode não dar muito certo,principalmente sem o curso de vitrinista..então se não tem certeza do que esta fazendo,melhor não inventar muito...se tiver espaço,coloque apenas um lindo vaso decorativo com flores ou galhos secos na vitrine que já ficará super charmoso!
   Outra coisa importante,é celebrar com antecedencia,de pelo menos 10 dias na vitrine,datas comemorativas tipo:dia das mães,dos namorados,natal,etc..para sugerir as pessoas que seu comércio tem o presente ideal para fornecer.
   Adesivamentos também são bem vindos nas vitrines para decorar ou avisar a cerca de promoções..

   Enfim,creio que já é o bastante de dicas por hoje..abraços.

7 comentários:

Fran Souza disse...

Ai que lindo, lindo, linod, fico aqui só sonhando e profetizando. Hehehehe.

Beijão

Anônimo disse...

Adorei o post....sou uma lojista do interior da Paraiba. Vc tá me ajudando muito. Foi Deus que te colocou na frente do meu pc vc. Estou tentando sair da informalidade e suas dicas foram as que mais me motivaram. Mas, não se preocupe em me influenciar....tenho minha cabeça feita e já vendo roupas com minha querida mãe há 18 anos. Bj e continua escrevendo.

Luciara Paiva
ciarapaiva@bol.com.br

Senhora Gata disse...

Muito boa essas dicas!!! Montar uma pequena loja de roupas femininas é um projeto meu para 2012!!! Adorei!!!

Anônimo disse...

Muito lindo seu blog... Sou vm (Visual Merchandising), e procuro sempre estar inovando minhas idéias... Explicou muito bem sobre as cores... Na rede de lojas AVENIDA, onde eu trabalho, separamos sempre nas araras tudo por modelo, cor e tamanho, para facilitar assim pro nosso cliente. Assim como as mais diversas formas de exposição em paredes, como quadros ou até mesmo calças penduradas com as mais diversas formas de dobras!!! Se alguém quiser add ou mandar algumas dicas, meu msn é: renatomoria@hotmail.com

Anônimo disse...

Amei tudo.... Estou montando uma pequena boutique dentro do meu salao.... Ta muito legal e to aproveitando todas as suas dicas! Parabens. Facebook so salao eh Studiob Carol me add e acompanha passo a passo da construçao que eatou postando! Bj bj

Unknown disse...

Oi bom dia,
Meus parabéns!
Genial seu blog e suas idéias! venha conhecer o meu também
http://entre-saia.blogspot.com.br/2012/08/novas-instalacoes-da-entresaia-para.html
Beijo!

Unknown disse...

Olá Alessandra,
Achei o seu post "Dicas para uma pequena loja de roupas e acessórios: organizando e expondo" muito interessante. E gostaria de pedir uma autorização, estou fazendo um artigo sobre "Dicas simples para deixar sua loja mais atrativa", e gostaria de utilizar a primeira foto deste post, além de indicar o seu site para que, quem leia o meu artigo possa acessar o seu conteúdo. Sou arquiteta e estou me especializando em Visual Merchandising.
Posso então utilizar a foto e indicar seu artigo? Sei que é de 2011, mas achei as dicas muito atuais.
Obrigada e espero breve retorno.
Att.
Cecilia Camara

SEM FRONTEIRAS

type