terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas para uma pequena loja de roupas e acessórios :cative seus clientes

  
O comércio varejista de moda é competitivo,seja em pequenas ou grandes cidades,,principalmente para as pequenas lojas ,é necessário um ''algo mais'' para driblar a concorrência,apesar disto,há um ditado popular que diz:''O Sol nasce para todos'',e isto é verdade,nada o impedirá de brilhar sobre pessoas dedicadas e caprichosas no que fazem.
   Uma boa maneira de obter estabilidade para o ano inteiro,e crescer gradualmente a cada ano,é cativar o cliente,ou seja,fazê-lo decidir em comprar sempre com e de você.Abaixo quero descrever algumas dicas que não são nenhuma novidade,uma vez que cada um de nós,antes de exercer o papel de vendedor,somos consumidores,e  podemos reconhecer que várias vezes um comportamento inadequado nos afastou de comprar em determinados lugares,enquanto outros mais receptivos nos conservaram consumidores de determinado comércio por anos.Vamos lá?
  Encabeçando a lista está o fator
*1Atendimento:Quando entramos num lugar e as vendedoras ou vendedores nos atendem bem,muitas vezes nem mesmo nos preocupamos com o preço, a compra pode até estar mais cara de que em outros lugares,mas compramos mesmo assim,porque fomos bem recepcionados.Um bom atendente deve ter disposição para despejar a loja inteira se for necessário,sem preguiça,até encontrar o que o cliente precisa,voz suave,sorriso no rosto,muita pasciencia para clientes mais chatos e exigentes..tenha certeza,se conquistar um dos mais exigentes  uma única vez,ele voltará muitas vezes!


2-Variedade:Sempre esteja em dia com a reposição de estoque,de olho na moda,nas cores ..a loja que tem variedade,cativa seu cliente porque satisfaz as suas necessidades de consumo .


3-Apresentação da mercadoria:nada de mostrar para clientes mercadorias empoeiradas,nem deixar escapar um rasguinho..tenha sempre uma costureira para reparar possíveis defeitinhos e descosturas,ela também servirá para ajustes na peça quando a cliente amou mais ficou justa,larga,curta ou comprida.. antes do cliente colocar os olhos na peça,também tire  os fiapos de  linha  que ás vezes não são  totalmente retiradas na fábrica,se souber fazer a mercadoria brilhar aos olhos do cliente,ele(a) não sossegará enquanto não comprar,mas se deixá-lo decepcionar-se..sairá da loja sem nada.
4-Apresentação pessoal:
Não dá pra vender roupa e andar por aí mau arrumado(a),somos a vitrine viva de nossa loja,enquanto tantas empresas exigem o uso de uniforme,o uniforme de um dono ou dona de loja,é um traje impecável,quando entrar no mercado,quando for ao banco,quando passear aos fins de semana,cause nas pessoas um desejo de vestir-se como você,e assim atrairá mais clientes .
5-Conheça o número,estilo e gosto de suas clientes:uma boa vendedora,quando pega uma peça em mãos-ainda no fornecedor-já imagina quem é a cliente que vai querer compra-la.Seja eclética,usando de bom gosto,traga o que vai fazer  sua cliente se identificar na mesma hora,e tenha um olhar clínico para certificar-se de que servirá nela,traga curto para quem gosta de curto,ou longo para quem prefere longo e assim por diante.
6-Faça uma ficha completa:mesmo quando a compra for a vista,peça a sua cliente alguns minutinhos para que possa anotar seus dados:nome completo,telefone,endereço,data de nascimento,Rg e Cpf.Você usará endereço e número de documentos para eventuais cobranças,mas a data de aniversário e o telefone servirão para que você parabenize seu cliente quando este estiver aniversariando,conceda bonus ,descontos ou mesmo brindes nestas datas,envie um cartão etc..o telefone também servirá para avisa-la a respeito das novidades que a loja receber.
7-Nunca perca a classe na hora da cobrança:mesmo as contas mais atrasadas,devem ser cobradas educadamente,de preferência por outra pessoa que não seja você,assim sua cliente não guardará nenhuma má impressão sua.Para se prevenir contra maus pagadores,faça notas promissórias com cpf e sem rasuras..uma nota promissória vale mais do que um cheque.
8-Transforme uma visita a sua loja numa verdadeira festa,ás vezes o que leva as pessoas as compras é o estres ou mesmo uma depressão grave,ofereça água,café,biscoitos a suas clientes,e dê a ela (e) toda atenção do mundo se estiver falando de problemas pessoais,nunca concorde que esta velha(o) ou muito acima do peso,seu trabalho é elevar a auto estima da cliente e fazê-la sentir-se renovada,e não aumentar seu aborrecimento.
9-Seja uma consultora de moda sincera e sensata:Mais do que uma vendedora,as clientes querem uma opinião sincera,diga que a roupa ficou bonita se ficou,e diga que não ficou legal também quando não ficou..não queira empurrar a todo custo uma mercadoria,se sua cliente sair ridícula por aí com uma roupa que comprou de você ,as amigas dela passarão longe de sua loja,mas se gostarem,perguntarão a respeito dela.
E por último, em décimo lugar gostaria de citar a
10- embalagem..existem aqueles que não se importam,mas existe uma classe de pessoas que faz questão de sair por aí carregando uma bela sacola quando realiza uma compra;deixe sua cliente orgulhosa em andar com a sacola de sua marca,além do mais,esta será uma ótima propaganda.
Por hora é só..outa hora conversamos mais..

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