terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dicas para ramo da moda:vitrinismo ou visual merchandising

dicas para ramo de moda

Olá..
Faz tempo que não postamos novidades sobre o ramo da moda aqui no blog,mas vejo que estes tem sido  um dos  tags mais visitados,por isso,merece atualizações!
Bem,uma amiga do ramo,leitora do blog,me perguntou via Facebook esta semana,como tornar a vitrine de sua loja mais atraente,uma vez que anda achando suas vitrines um tanto quanto ''sem graça''.
Sei bem o que é isto,aqui na loja costumamos trocar a vitrine uma vez por semana,e o desafio maior é fazer sempre uma vitrine atraente ao ponto de  o consumidor que se quer estava pensando em comprar,entrar na loja para ver e comprar não só alguma peça da vitrine,como outras peças também.É essencial uma vitrine harmônica ,pois por mais simples que a loja pareça ou seja,a vitrine é quem informará imediatamente ao consumidor,o grau de bom gosto e bom senso do dono da loja,e dará mais valor a sua opinião sobre a  influencia da compra,ou seja,se o vendedor(a) ou dono(a) da loja,soube formular uma boa vitrine,certamente saberá formular ao comprador um look que lhe caia bem.Isto vale também para a imagem do próprio vendedor(a),se estivermos bem vestidos,penteados,maquiadas,etc,passaremos ao clientes sem uma palavra se quer a respeito, a informação de que nossa opinião na composição da roupa que ele(a) deve levar é muito válida.
Há uma profissão que me encanta no ramo da moda;o vitrinismo.Nas grandes capitais da moda,geralmente atacadistas,paga-se muito bem por uma composição de vitrine profissional,que varia de acordo com as tendências de cores do momento,estações do ano ou qualquer outro ápice da moda.A vitrine nos informa primeiro sobre tons e composições que são ou serão tendência na estação actual e na próxima.Os shoppings geralmente também contam com este maravilhoso e criativo universo profissional de vitrinismo para facilitar a sedução a seus clientes.
Aos pequenos e micro empreendedores do ramo da moda,que não contam com um orçamento onde caiba o investimento em um profissional específico,meu conselho é que esteja sempre pesquisando em revistas de moda e sites as composições ideais,esteja também sempre de olho na harmonia entre os manequins;se possível fazer um curso de vitrinismo,ou investir em algum funcionário que já trabalha como vendedor(a) na loja para que faça e use em benefício da empresa,melhor ainda!
O ramo profissional de vitrinismo porém ganhou um novo nome e novas funções,o nome é visual merchandising,e a função já não é apenas de organizar a vitrine,mas de expor os produtos na área interna da loja de maneira atraente,eliminando excesso de informação,distribuindo os produtos por cores,estilos,etc..o sonho de todo lojista-creio eu-pois ao menos é o meu,é ter aquela loja onde os produtos se vendem sozinhos e o próprio consumidor não é capaz de resisti-lo.Isso se deve ao aspecto  da organização da mercadoria, e até ao aroma da loja.È imperdoável permitir que o cliente encontre por exemplo,uma roupa desabotoada,mal alinhada ou do lado avesso nos cabides..
Abaixo um vídeo muito interessante sobre a profissão de vitrinismo ou visual merchandising,pra quem preferir.
Espero que as dicas sejam de grande proveito!Abraço,até logo!


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