sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mentira x Verdade


Provérbios 20:17 ¶ Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de pedrinhas de areia
Quero falar um pouco de sinceridade,de franqueza e da falsidade e mentira.
O sincero pode ter muitos amigos, desagradar uma porção de gente e ganhar inimigos,mas os amigos que fizer terão total confiança nele.Já o mentiroso,num primeiro momento,pode parecer alguém muito especial e interessante,mas depois perderá seus admiradores.
Fui uma criança muito mentirosa,mentirosa mesmo,pra chamar atenção,inventava qualquer história,e quantas vezes fui pega na mentira e passei vergonha!
Com certeza um dos ditados populares mais verdadeiros que existem é aquele que diz que ''a mentira tem perna curta''-ou seja,ela não vai muito longe.O mentiroso mente com a cara mais deslavada do mundo,convence mais até do que quem diz a verdade,mas só esquece de um detalhe:vai ter que sustentar aquela mentira sempre que surgir algum assunto relacionado a ela,e pra todas as pessoas que conhece ao mesmo tempo,pois se houver uma conferencia de informações.o cara tá pego!
O mentiroso,é um viciado em mentir.Na verdade,na minha experiência infantil com a mentira,sou levada a concluir que pessoas que mentem,tem algum complexo dentro de si,mente pra chamar atenção,contar algo mirabolante,não ficar ''por baixo'',contar vantagens e assim ser aceito pelos outros.Mas o feitiço sempre vira contra o feiticeiro e ao ser desmascarado,perde a credibilidade.
Bem,já adolescente,como sabem,fui para a Igreja,e ao começar a ler a Bíblia,descobri que ''o pai da mentira é o diabo''e que portanto,se eu continuasse mentindo,o diabo teria algo próprio dele em mim.
Fiz um acordo com Deus:''A partir de agora contarei a verdade custe o que custar!Serei corajosa mesmo que seja para contrariar alguém,e quando puder,ao invés de mentir,omito.''
''omissão'' é não falar nada a respeito de um fato,mentira,é falar sobre este fato com uma versão modificada do que realmente ocorreu.Omitir não é pecado,muitas vezes é até sinonimo de sabedoria-se não estiver ligado a traição-a mentira é pecado,e seu pai é mesmo o diabo.
E lá fui eu dar início a uma vida de sim sim e não não.Na verdade,isso me trouxe alguma honra,pois na Eletro Continental,que foi meu primeiro emprego,quando as minhas colegas de serviço queriam saber se algo era verdade ou mentira diziam:''pergunta pra Le que ela não mente''-não fui eu quem disse isso a elas,elas perceberam.Anos mais tarde,ouvi a mesma frase da boca de minha mãe.
Mas nem sempre falar a verdade me pareceu um bom negócio,criei antipatias,perdi clientes,assustei pessoas com minha franqueza,e até pareci arrogante e mal,por ter tanta coragem de dizer a verdade nua e crua..pasciencia,melhor assustar por não usar máscaras,do que vê-la cair diante de todos em algum momento.
Detesto que mintam pra mim,principalmente se for uma pessoa muito próxima,pois assim,não poderei mais confiar nela.
Franqueza e sinceridade também,é não deixar ''falsas impressões no outro'',é mostrar logo quem sou,no meu lado bom e ruim.Tenho um temperamento forte,o que é o oposto muitas vezes da minha voz suave e doce e da minha cara de menina,mas detesto quando dizem a meu respeito ''ela é tão meiga..'' como se me obrigando a ser meiga o tempo todo,pois não o sou;também tenho meu lado féra,e não quero que se assustem por conhece-lo inesperadamente.
é isso,cristão não pode ser hipócrita,a boca que prega o evangelho,não pode usar de engano,os filhos do juiz de toda a terra não podem ter dois pesos e duas medidas,passar por rico sendo pobre,dizer que aprova o que não aprova,mentir por dinheiro,ou por estatus,deixar nos outros uma utopia de ser perfeito,porque não o somos e quando chegarmos a ser já não estaremos aqui.
Muito prazer,meu nome é Alessandra,sou uma mulher comum,com temperamento variado,ás vezes muito doce,outras um tanto azeda,mas sou leal,sou fiel,e ando em justiça e retidão na lei do meu Deus.Sou como manso cordeiro,mas sou também como filha do leão.E Deus tem me amado tal qual eu sou,mas tem me transformado sempre em alguém melhor.
Quem és tu?Tens coragem de dizer a verdade sempre,doa a quem doer?Tem sabedoria para omiti-la quando sabe que ela só causará destruição?Exige mais verdade e justiça de si mesma do que dos outros?A que ''pai'' tens servido afinal?Se até hoje fez da mentira uma das suas armas na guerra da vida,talvez seja hora de livrar-se dela antes que se vire contra você.
Um pouco de esperteza,um pouco de trapaça,um pouco de mentira,tira do crente seu agradável perfume de unção...Deus quer filhos que não mintam,testemunhas fiéis do seu poder,seremos filhos que não mentirão..

para meditação:
Isa 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Isa 63:8 - Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; assim ele se fez o seu Salvador.

Eclesiastes 10:1 ¶ Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.

Um comentário:

LAUDICEIA MENDES disse...

Paz pastora! Estou em preparativos para me mudar para Curitiba...então meus acessos e atividades blogais estão bem limitados...rs..
Estou te devendo muitos comentários..rs..
Mas obrigada pela leitura constante,sincera e sensível...
Laudiceia Mendes

SEM FRONTEIRAS

type