quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dicas para uma pequena loja de roupas e acessórios :parte 5-A personalidade da loja


    Agora vem uma parte deliciosa:
     Daremos personalidade a loja.

    Bom,como quando geramos um bebê e ficamos imaginando cor dos olhos,cabelos ,expressões e tal,e também nos preocupamos com o nome,montar uma loja requer o mesmo carinho.
    As cores da parede ,sacolas,o slogan  e o nome são 4 coisas interligadas.Você precisa combiná-los entre si.
    A  minha loja se chama Chocolate&Morango,suas cores de referencia são rosa e marron,este nome é parte de uma audaciosa visão que mora no meu coração.Trabalhar no que gosto já é por si só a realização de um sonho,mas eu já disse por aqui que sou muito ligada ao cheiro das coisas.Quando era criança e por boa parte da adolescencia,eu desenhava moda e sonhava em ser estilista.Para onde ia levava minha pasta com crokies debaixo do braço,e as pessoas ficavam encantadas.Cheguei a desenhar muitas roupas para mim na época, para uma vizinha chamada Sara,e numa temporada de Carnaval,eu e mais 4 integrantes do curso de estilismo desenhamos  modelos para quem comprava tecidos na loja Pernabucanas de Maringá.
   Em meio a tempestades sentimentais,fui desistindo de me aprofundar dos estudos...resultado:não me tornei a estilista que queria ser,mas continuei caminhando para o ramo da moda.
   Ao escolher o nome Chocolate&Morango,sonhei com uma coleção de vestuário,cosméticos e sapatos com esta marca,e com cheiro de chocolate e/ou cheiro de morango.
   O máximo que consegui até então,foi um aromatizador para a loja,ao entrar as pessoas podem sentir o cheirinho delicioso de morango.Hoje em dia,o marketing  através do cheiro esta em alta.Muitas lojas usam perfumes e aromatizantes,é maravilhoso por exemplo,entrar numa loja e sentir cheiro de jeans novo ou lavanda,isso é possível através dos aromatizadores .
Pare para pensar no cheirinho de um shopping e reflicta se isto não tem nada a ver com sua sensação de bem estar quando passeios por ele,e sua vontade de retornar sempre lá...pense também na lanchonete Mac Donald's,até hoje nunca conheci outra com um cheirinho tão especial...
  Duas amigas de Maringá estão abrindo uma loja com o nome de ''Maçã Verde'',achei o nome de muito bom gosto,já imaginei uma fachada em tons verde claro,uma maça tipo aquela doApless,e quem sabe um cheirinho personalizado ao ambiente também.

      Gosto de nomes diferentes,não gosto de nada muito previsível,tem que ter um ''q'' diferente.
     Muito antes de abrir minha loja eu pensava no nome,fiquei indecisa entre Chocolate&Morango e BonekaDePano,por fim o primeiro venceu.
      No entanto,quando abri,eu disse aqui-vendia apenas bijuterias e acessórios,passei um tempo sem nome,quando o rapaz foi fazer o letreiro eu daria o nome de Garota Fashion,ou coisa do tipo...de repente me deu um estralho e fiz ele escrever Chocolate&Morango..mesmo que ninguém entendesse nada.Seria o código secreto entre mim e Deus.Na rádio da cidade,o slogan do comercial era''Chocolate&Morango-comprar aqui é uma delícia''.Deu certo.
      Esse tipo de idéia ainda é relativamente audacioso para cidades pequenas e interioranas como a minha,alguns estranham,mas pra mim é o nome perfeito.

      As cores que estarão na fachada externa,das sacolas ,como disse,tem que ter a ver com o slogan,e este também é um ponto que vale a pena pensar com carinho.:azul:calma e segurança;estimulante,liderança;verde refrescancia,alívio;amarelo alegria e criatividade,riqueza;roxo:sedução;lilás e rosa:delicadeza,romantismo..
     Enfim...acho que sua cabeça já esta borbulhando com novas ideias.Pense no nome,pense na cor,pense no slogan...e pense no cheirinho do lugar.
    Abraços.  

7 comentários:

Unknown disse...

parabéns amiga!!
seu blog esta maravilhoso!!
Deus te abençoe Sempre!!
bjus

Anônimo disse...

Clareador o seu texto...Parabens!!!


ciarapaiva@bol.com.br

Anônimo disse...

Clareador o seu texto...Parabens!!!


ciarapaiva@bol.com.br

marriellimello@hotmail.com disse...

Olá..eu estou montando uma loja de roupas e acessórios,gostria de uma ajudinhaa com o nomee...queria um nome curto e facil de lembrar! me ajudeeeee!!

Unknown disse...

Isso ai esses nomes
sao maravilhosos

Anônimo disse...

Adorei todo o texto e as idéias estão fluindo a mil só tenho que aceetar com minha sócia....Obrigado

Anônimo disse...

JA TENHO UMA LOJA DE ACESSORIOS FEMININOS E ESTOU AMPLIANDO P CONFECÇÕES, GOSTARIA DE UMA AJUDA NO NOME HJ E ACCESSOIRES BY E MEU NOME, SERA QUE DEVO ACRESCENTAR MAIS ALGUMA COISA.

SEM FRONTEIRAS

type