segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saúde e beleza:Benefícios da laranja

                                   
*E na busca por uma alimentação balanceada ,cá estou.
Tenho consumido diariamente uma ou duas laranjas...que já ficam em uma pequena fruteira na loja,junto de maçãs.. .pra que na hora em que a fome bater eu não corra para a lanchonete ou sorveteria mais próximas e me acabe em salgados ou sorvetes gordurosos...
 A laranja,seguindo instruções da nutricionista,(que já fui faz tempo ,mas não me esqueci)deve ser consumida logo após o almoço,com bagaço e tudo no lugar do suco ou água-pois este deve ser ingerido apenas 40 minutos após a refeição ou 15 antes.
 Tenho feito estes posts sobre alguns alimentos porque nada mais animador pra se manter uma dieta,do que saber que realmente cada alimento natural trás um benefício especial para nosso organismo..veja o que descobri pesquisando sobre a laranja:

Acredita-se que é originária das regiões tropicais da Ásia e vem sendo cultivada desde os tempos mais remotos. No Brasil, foi introduzida na primeira metade do século XVI, na região litorânea do atual Estado de São Paulo.
Variedades
Existem muitas dezenas de espécies de laranja. Algumas das mais importantes no Brasil são:
- laranja-lima que tem a casca fina, é suculenta, suave e adocicada;
- laranja-pêra que é suculenta, ácida e de casca muito lisa;
- laranja-seleta que é a de maior tamanho, com polpa suculenta e sabor adocicado;
- laranja-da-terra que é levemente achatada, possui polpa não muito suculenta e sabor um tanto ácido;
- laranja-da-baía que é bem grande, quase sem sementes, com uma protuberância cônica e de polpa muito suculenta e adocicada.
Como comprar e conservar
A laranja é facilmente encontrada o ano inteiro. Para saber se está no ponto, basta verificar que esteja firme, mas cedendo à pressão dos dedos.
De preferência, guarde a fruta em local fresco e bem arejado.
Benefícios à saúde
Por ser rica em vitamina C, a laranja é poderoso remédio para a pressão alta; auxilia na síntese de colágeno (substância que oferece estrutura a músculos e tendões); contribui para a saúde dos dentes e gengivas; auxilia na absorção do ferro proveniente dos vegetais (como o feijão, por exemplo); garante resistência às infecções; e tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.
A laranja encerra, ainda, diversas outras virtudes medicinais, sendo: depurativa do sangue; eficiente contra o artritismo; bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias; diurética; calmante do sistema nervoso e indicada nas nevralgias; especial contra as gripes, os resfriados e as febres; e, em muitos casos, remédio para dor de cabeça.
A laranja contém um conjunto completo de todos os tipos de inibidores naturais de câncer conhecidos: carotenóides, terpeno e flavonóides. Está associada a baixos índices de câncer de pâncreas, de mama e de estômago. Evita a arterioesclerose e aumenta a fertilidade masculina.
Os bebês, após o sexto mês de vida, devem tomar suco de laranja para que sejam supridas certas vitaminas (principalmente a vitamina C) que o leite, tanto o materno quanto o artificial, não fornecem.
Seu suco influi favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose (diminuição do pH sanguíneo), que acomete principalmente as pessoas sedentárias e as de idade avançada. Os que abusaram da carne na alimentação devem consumir muita laranja.
É bom ingerir tanto o suco como o bagaço, muito bem mastigado, de uma ou duas laranjas por dia. A celulose do bagaço desperta o peristaltismo e alimenta a flora intestinal, combatendo a prisão de ventre


Nenhum comentário:

SEM FRONTEIRAS

type