quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Granola

  
Um alimento que aderí recentemente,acompanhado de iogurte é a granola.
    O iogurte é daqueles de saquinho de 1 litro,encontrado no Supermercado,mais barato-porque lá em casa existem 3 crianças,sendo duas delas maiores de 18 anos,e uma de 6.Custa cerca de 1,80 a 2,00 reais.
    A Granola,só eu gosto,então dura muito,custa cerca de 4,00 o saquinho com 400 gramas ,e é usada duas colheres de sopa misturada ao iogurte.Gosto da crocância dos grãos e cereais.Até agora só tenho mencionado alimentos que eu mesma inclui em minha alimentação depois que passei pela nutricionista.É verdade que não consigo fazer um regimão daqueles de abandonar a carne gorda quando dá vontade,o pãozinho com manteiga quando dá vontade e outras guloseimas,quando a vontade é insuportável...mas procuro ser racional na maioria das vezes,tipo,se estou com vontade de comer doce,escolho algo como o iogurte com a granola,ou uma barra de cereais(que tem chocolate também),a maçã ou um suco natural no lugar do sorvete.Substituições que economizam na gordura e nas calorias.Mas em relação aos cereais,eles podem fazer efeito contrário se não ingerirmos durante o dia muita água.
   Bem vamos então aos benefícios da granola:
  

“Criado” há mais de 100 anos, esse mix de cereais é um ótimo aliado do Emagrecimento
Um dos primeiros entusiastas do movimento de alimentos saudáveis e naturais da Europa, o médico suíço Max Bircher-Bennet, decidiu criar em 1886 uma alternativa de café da manhã para os vegetarianos e proporcionar uma alimentação benéfica e saborosa com a vantagem de ser altamente nutritiva e rica em fibras. Assim nasceu a granola. Hoje, é fácil encontrá-la como acompanhamento do açaí servido na tigela, mas não é apenas como complemento da iguaria nacional que a granola pode contribuir para a saúde. 

Bom Para...


Por si só, a mistura de frutas secas (as mais comuns são a uva-passa e o coco), grãos (aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará) e açúcar (mascavo ou orgânico) podem trazer diversos benefícios como, por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a absorção de gorduras dos alimentos. Outro fator favorável do consumo da granola é o controle da glicemia (o que previne doenças como diabetes), já que contém muitas fibras. Tem também o poder de aumentar a saciedade por mais tempo, além de ajudar o aparelho digestivo a funcionar melhor.

Valor Nutricional


A granola possui baixo teor de gordura e valores de importância à vida saudável. Para se ter uma idéia, em cada 40 gramas ingeridas de granola tradicional encontrada nos principais mercados, há 4% de proteína, 25% de vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também niacina, ácido fólico, ferro e zinco. As mesmas 40 gramas contêm 138 calorias, 2,8 gramas de proteínas, 28 gramas de carboidratos, 16 gramas de amido, 3 gramas de fibra alimentar total e 120mg de sódio.

Energia Para Crianças e Atletas

A granola é indicada para todas as idades e seu consumo é recomendável pela manhã e antes da atividade física, justamente por ser um dos alimentos de maior poder reconstituinte. Na Europa, por exemplo, durante o inverno, o alimento é ideal para quem precisa armazenar energia a fim de enfrentar as baixas temperaturas da estação. 

Como Consumir?


Diversos produtos estão disponíveis no mercado, como barras, biscoitos, pães, iogurtes, etc. Existem muitas receitas que incluem a granola como ingrediente fundamental com objetivo de realçar o gosto e funcionalidade do alimento. Pães, bolos, tortas e sobremesas podem ganhar um valor nutricional diferenciado com a adição dos grãos.

E que tal preparar sua própria granola?
Kivah - Granola
Ingredientes
Gérmen de trigo – 100g
Farelo de trigo – 50g
Flocos de milho sem açúcar – 350g
Aveia em flocos – 200g
Amêndoas – 50g
Uva passa – 100g
Semente de linhaça – 50g
Mel – duas colheres de sopa
Rendimento de 900g
Com todos os ingredientes na mão, basta colocar uma panela no fogo, derreter uma colher de manteiga e colocar a aveia. Quando ela estiver dourada, pouco dourada, acrescente os outros ingredientes.
Ao final, sem deixar que esquente muito, jogue o mel para dar a liga. É muito importante não esquentar demais o mel, e também não precisa ficar muito molhado.
Está pronta a sua granola caseira! Além do açaí, você pode usá-la com iogurte ou leite.
Dica: Sempre que comer granola antes das atividades, beba bastante líquido, pois esse alimento pede uma boa hidratação ao corpo.

3 comentários:

Raquel Consoli disse...

Oi Alê!
Muito legal essas dicas!!
Me incentivou a gostar de granola!! rsrss...
bjos e ótima tarde!!!
A Paz!!

Barbie Girl disse...

Alê adorei suas dicas, eu que tô na dieta em busca de colestorel mais baixo procuro sempre boas dicas e que dão saciedade.
beijos

calzzzinha disse...

adoro granola, mas tiro as uvas passas rsss

SEM FRONTEIRAS

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