terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Primeiros dias de gestação: minhas sensações e alimentação


Como descrevi na minha reflexão e poesia de nome Quadros,confesso que,desde que fiz os exames de farmácia e de sangue a 10 dias atrás e descobri estar mesmo grávida,estou tentando me adaptar as novidades com o máximo de alegria e tranquilidade possíveis.A primeira consulta médica está marcada para o dia 9 de Dezembro..
Sim,o bebê é mais que bem vindo,mas acontece que os enjoos,o sono,as alterações em meu corpo me tem deixado um pouco apática.
Tenho recusado demostrações de afeto excessivo de meu marido e as vezes até do meu filho Gabriel,eles sempre me beijaram e abraçaram muito,mas agora não consigo ficar juntinho por muito tempo,me sinto sufocada,afadigada.
Hoje assistindo om Programa Bem Estar pela manhã,tive a informação sobre  ganho de peso durante a gravidez:
O ideal é que a gestante engorde de 9 a 12 quilos,sendo:

-1 quilo apenas nos primeiros 3 meses,
-3,5 kg nos 3 próximos meses
-4,5 kg nos 3 últimos meses.

6 quilos ela perderá já na maternidade,sendo
-3 do bebê
-1,5 do útero
-2,5 do líquido e placenta.

3,5kgs ela perderá na amamentação,já que um dia de amamentação,comparado a exercícios físicos equivale a meia hora de corrida,levando-a a perder muitas calorias.

Bem,não posso negar que o aumento de peso tem sido minha maior preocupação no momento,já que demorei anos tentando encontrar a fórmula do emagrecimento e,quando finalmente cheguei a perder 13 quilos,engravidei!
Desta vez porém ando prestando muito mais atenção no quê e o quanto como.Tenho me alimentado de diversos tipos de sucos naturais de fruta sem açúcar pela manhã(melancia com morango,laranja com cenoura e mamão,couve com abacaxi  limão e chá verde),sempre acrescento colágeno em pó e uma semente como :
chia ou linhaça,ou ainda a farinha de berinjela.
incluo nos sucos a água de coco;
No almoço são geralmente:
2 colheres de arroz e 2 de feijão ,muita salada e carne.
A noite ou repito o almoço ou como 1 fatia de pão integral com alguma coisa,tomo um iogurte,como fruta ,batidas,enfim..tudo igual a antes de engravidar.
Quanto a isto,creio que está ok,pois estes alimentos são ricos em vitaminas,principalmente ácido fólico,essencial para o primeiro trimestre de gestação.
Tive que abandonar o jump ,que não é recomendado para grávidas,mas continuo fazendo minhas caminhadas quase que diariamente,salvos os dias em que a agenda fica corrida.
Ao fim,penso que tudo dará certo.
Estou escrevendo esta postagem porque ao ver de longe geralmente enxergamos a gravidez como algo doce e totalmente angelical.Realmente existem mulheres que apreciam tanto este período da vida que não se intimidam em encarar novamente uma gravidez seguida de outra,porém algumas mulheres grávidas-como é meu caso-sofrem com as transformações,se sentem irritadas,se preocupam com tudo o que a gravidez envolve e também sofrem de ansiedade.
No meu caso,a ansiedade estou tentando evitar ao máximo,pois me fez muito mal na primeira gestação.No mais,muita oração pra que o Senhor venha suprir todas as novas necessidades que virão junto com o bebê,e o apoio da família,tem sido essenciais pra amenizar o mal estar e a fadiga.
Abraço!

Eu Alessandra Barcelos,lhe convido a ler meu livro Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração.São 197 páginas de uma história real,surpreendente e cheia de emoção  do início ao fim
Todos os dias histórias como a minha se repetem na vida de muitas  adolescentes,jovens e mulheres.Quem sabe a leitura da minha história não venha influenciar positivamente a sua ou de alguém perto de você?
Leia a sinopse clicando na imagem para ampliar.
Para ler e baixar  o livro  gratuitamente on line clique aqui
Para comprar a versão impressa e receber em seu endereço autografado por mim em qualquer lugar do Brasil basta clicar no link do Pag Seguro abaixo da imagem.


 R$35,00 já  com frete incluso,entrega via Correios em todo Brasil

Nenhum comentário:

SEM FRONTEIRAS

type